Na parte I, falamos sobre como você pode aproveitar a sua ceia de Natal mudando apenas a maneira como nos portamos à mesa e montamos o prato.
Mas, se é você quem vai cozinhar a ceia, saiba que substituindo apenas alguns ingredientes você pode criar uma refeição mais “magra” sem perder em sabor e qualidade!
Na entrada, opte por servir carpaccio de carne ou de berinjela/abobrinha. Salgados assados e não fritos, frutas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, avelãs…) e frutas desidratadas. Para as pastinhas, opte por acompanhá-las com endívias, palitos de cenoura ou pepino com molho de iogurte.
Se a farofa não pode faltar, use azeite ao invés de margarina ou manteiga. Misture-a com legumes picados ou ingredientes como azeitona, pimentão e cenoura ralada ao invés de lingüiça, bacon ou gema de ovo. Você também pode substituir a farinha por farinha de mandioca misturada com farelo de trigo e farinha de milho.
Para a salada, faça com bastante folhas (muita fibra), palmito, tomate, cenoura ralada, azeitona e molho de ervas (evitando os industrializados e à base de creme de leite). Quem gosta de frutas na salada pode acrescentar manga, morango ou abacate.
Bebidas não podem faltar! Evite servir batidas com leite condensado ou bebidas fermentadas. Vinho, espumante e prosecco são as melhores opções, sempre bebendo água entre um copo e outro.
Para o prato principal, uma ótima opção de proteína é o bacalhau, desde que feito com azeite e legumes e não frito ou com creme de leite. Se não puder fugir dos tradicionais pernil e tender, combine-os com uma salada e um arroz com legumes.
Falando em arroz, o ideal é que ele seja integral! Pode levar passas, cenoura, vagem, pimentão, champignon, açafrão e amêndoas.
Para as sobremesas, frutas como o digestivo abacaxi são ótimas opções, assim como sobremesas à base de maracujá, papaya e limão. Uma boa ideia é fazer taças decoradas de gelatina e frutas picadas em cima.
↧
Uma Ceia mais Saudável – Parte II
↧